Tropa de Elite chega ao 'cabo'
O dia-a-dia de policiais no combate ao crime organizado carioca dá enredo ao violento Tropa de Elite, também o grande vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, ganhando nas categorias filme - voto popular, diretor, ator (Wagner Moura), ator coadjuvante (Milhem Cortaz), fotografia, maquiagem, edição - ficção, som e efeitos especiais.
Curiosidades:
- Tropa de Elite era originalmente um projeto de documentário, derivado de Ônibus 174 (2002), tendo o BOPE como tema principal.
- José Padilha trabalhou dois anos em investigações com a colaboração do BOPE, psiquiatras da Polícia Militar e ex-traficantes. O diretor também entrevistou e ouviu histórias de 15 policiais que conheceu depois que fez Ônibus 174 (2002).
- Em novembro de 2006, traficantes da favela Chapéu Mangueira, no Rio, onde as filmagens foram realizadas, sequestraram parte da equipe e roubaram as armas cenográficas; 59 delas eram réplicas e 31 verdadeiras, adaptadas para tiros de festim. As filmagens foram interrompidas por cerca de duas semanas.
- Escolhido como o filme de abertura do Festival do Rio 2007.
Fonte: Yahoo! Notícias
Comentários
Postar um comentário