'Tropa de elite' foi o grande vencedor do Prêmio ACIE
"Tropa de elite", de José Padilha, foi o grande vencedor da quinta edição do Prêmio ACIE de Cinema, realizada na noite de segunda-feira no CCBB-Rio. O longa venceu as categorias de melhor filme, melhor diretor, melhor ator (Wagner Moura), melhor fotografia (Lula Carvalho) e melhor filme de acordo com o júri popular, que teve a oportunidade de votar em seu preferido durante a mostra que ocorreu em abril.
"O cheiro do ralo" faturou o prêmio de melhor roteiro (Heitor Dhalia e Marçal Aquino, baseado no livro de Lourenço Mutarelli), "Jogo de cena", de Eduardo Coutinho, foi eleito o melhor documentário de 2007 e Carla Ribas ganhou o troféu de melhor atriz pela sua atuação em "A casa de Alice".
O ator Paulo José foi o homenageado do evento por sua colaboração para o cinema brasileiro, tendo recebido o troféu das mãos da atriz Glória Pires. Paulo participou de filmes como "O padre e a moça", "Todas as mulheres do mundo", "Macunaíma" e, mais recentemente, "Benjamim" e "Saneamento básico". Em seu discurso de agradecimento, Paulo José fez questão de dizer que o prêmio não era para ele, mas para o cinema brasileiro.
O Prêmio ACIE de Cinema é organizado pela Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil e já chamado de "Globo de Ouro brasileiro" por sua natureza (são correspondentes internacionais que votam).
Confira a lista dos vencedores:
Melhor filme: "Tropa de elite"
Diretor: José Padilha - "Tropa de elite"
Roteiro: "O Cheiro do ralo" - Heitor Dhalia e Marçal Aquino, baseado no livro de Lourenço Mutarelli
Melhor ator: Wagner Moura - "Tropa de elite"
Melhor atriz: Carla Ribas - "A casa de Alice"
Fotografia: Lula Carvalho - "Tropa de elite"
Documentário: "Jogo de cena"
Júri popular: "Tropa de elite"
Fonte: O Globo Online
Comentários
Postar um comentário