“Cinema também tem de dar lucro”

Em entrevista à Época NEGÓCIOS, o ator Wagner Moura fala de carreira, da indústria do cinema e dos encontros com o mundo empresarial.

Este ano, o ator Wagner Moura pisou em dois novos territórios: Hollywood, com o filme Elysium, e o universo corporativo, do qual se aproximou em busca de investidores para a primeira direção de sua carreira – um filme sobre o guerrilheiro Carlos Marighella. Aqui, ele fala de carreira, da indústria do cinema e dos encontros com o mundo empresarial.


Como é o contato do artista com o mundo executivo?
Como há um abismo social e econômico grande no Brasil, as visões são estigmatizadas, tanto por quem está embaixo, quanto o contrário. Eu venho de uma raiz pobre e já vi o mundo empresarial com um olhar de ‘esses caras não sabem nada’ – e muitos não sabem mesmo. A ignorância tem duas pontas sociais: a da pessoa que não teve acesso à educação porque nasceu pobre, e a da elite, que tem bilhões de dólares e nunca foi a um museu nem leu um livro. Mas esses encontros me mostram que nada é absoluto. Fico feliz porque tenho encontrado empresários que querem contribuir com o desenvolvimento do Brasil.

Quem são os empresários que admira?
O Laércio Cosentino, [presidente] da Totvs, por exemplo. Eu andava afastado da publicidade, mas recentemente fiz propaganda para a Totvs. Cada vez que encontro uma empresa, empresário ou produto que eu acho que vale a pena associar a meu nome, não tenho pudor em fazê-lo. Para mim, um comercial é um comprometimento grande. Não que eu seja ingênuo. Sei que vivemos em um mundo capitalista e eu consumo coisas. Mas gosto de dizer que sou de esquerda – o que hoje nada tem a ver com o estereótipo do cara de esquerda dos anos 60. Pra mim, ser de esquerda é ter um olhar humano sobre a vida.

O que é ter um olhar humano sobre a vida?
Ter uma consciência social, visão de futuro, pensar no Brasil politicamente. Quando faço propaganda para uma empresa, quero conhecer o que há por trás. Conversei com o Laércio em um âmbito mais pessoal e descobri que ele é um cara preocupado com essas questões.

O que você precisa para estar feliz, em paz?
Estou em um momento de busca de equilíbrio, que tem a ver com o fato de eu ter uma família e ser artista. Minha mulher [a fotógrafa Sandra Delgado] e meus três filhos [Bem, 7, Salvador, 3, e José, 1] ocupam 100% da minha vida mental e emocional e mais ou menos 80% do meu tempo. Minha busca é me dedicar à minha família sem perder a loucura do artista, a intensidade que tenho no trabalho.

O que é o sucesso?
Convencionou-se chamar de sucesso o reconhecimento midiático. Mas não é esse que eu persigo. Claro que quero ser bem-sucedido e, pela natureza do meu trabalho, isso significa ser visto por muita gente. Mas sucesso, para mim, é ser feliz, estar satisfeito, aprender, fazer algo que faça sentido na minha vida, que me deixe em paz.

Como avalia o atual momento desse mercado?
O que falta no Brasil é o compromisso de o filme dar retorno financeiro. Está na hora de rediscutir o modelo de financiamento das produções. Porque já é possível separar o filme que caminha com as próprias pernas, ou seja, com investimento direto de empresas, e o filme que precisa do dinheiro público, por meio das leis de incentivo fiscal. Hoje, há filmes que obedecem a uma fórmula preconcebida, especialmente comédias, e que performam bem, com 4 milhões de espectadores. Isso gera receita. E está na hora de prestar contas dela.

Você enxerga o cinema brasileiro como um negócio?
Sim. Quero que as coisas que faço como artista sejam bem-sucedidas comercialmente. Tenho zero daquela vaidade de dizer que o que faço é para pouca gente.

Qual é o impacto em sua vida pessoal do trabalho de ator, de assumir a identidade de outras pessoas?
O material de trabalho do ator é o corpo, e isso é forte. Você faz uma cena de emoção, acaba a cena, você pega uma xícara, e sua mão ainda está tremendo. É inegável que isso tem algum efeito. Mas não gosto de pensar o trabalho do artista como algo especial. Como em qualquer profissão, o que vale é o quanto você tem consciência do que está aprendendo com aquilo. Tem mais a ver com a forma como a pessoa se coloca na vida do que com a profissão.

Este ano, você estreou em Hollywood, no filme Elysium. Quais as diferenças de trabalhar lá e aqui?
O que muda é o dinheiro. E lá tem muito. As equipes são muito grandes e, se passar do horário, ninguém liga. Porque eles sabem que vão ganhar hora extra. Aqui, o diretor fala: ‘Pelo amor de Deus, vamos filmar mais meia hora?’. A equipe pode dizer sim ou não. Para você ter uma ideia, Elysium custou US$ 115 milhões e Serra Pelada R$ 10 milhões. E nós reconstruímos um garimpo. Nos Estados Unidos, só o cachê de um ator coadjuvante deve ser esse valor. 

Fonte: Época Negócios

Comentários

  1. Que isso cara. O personagem se tranforma em voce. Imagine 007, Rambo ou Dart Vader, entrando na vara! Falta Deus no seu coração. Vc não precisa disso. lamentável.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas