Wagner Moura e Novos Baianos puxam seleção brasileira na Mostra

Antes da estreia, vários filmes nacionais ganham exibição prévia em São Paulo

Wagner Moura é um camaleão em "Vips", vencedor do Festival do Rio

Não são só produções estrangeiras que marcam a Mostra Internacional de São Paulo. Os holofotes e tapete vermelho podem ficar no Festival do Rio, mas muitas produções esperadas do cinema brasileiro também ganham pré-estreia na capital paulista ao longo do evento.

É o caso de "Vips". O grande vencedor do Festival do Rio entra em cartaz apenas em 2011, porém ganha sessões especiais em São Paulo. Baseado em um personagem real, Wagner Moura interpreta um farsante notório, que muda de personalidade conforme a ocasião. Seu maior feito foi se passar pelo filho do dono da empresa Gol numa festa no Nordeste. O roteiro é de Bráulio Mantovani, que trabalhou com Moura nos dois "Tropa de Elite".

Também do Rio, vem "A Suprema Felicidade", de Arnaldo Jabor – que estreia em circuito comercial no próximo dia 29 –; "Além da Estrada", road-movie de Charly Braun, vencedor do prêmio de direção no festival; "Nana Caymmi - Rio Sonata", mais um olhar do francês Georges Gachot para a música brasileira; "Boca do Lixo", em que Daniel de Oliveira, depois de "400 contra 1", volta a intepretar um marginal; e "Elvis e Madona", comédia romântica colorida de uma lésbica (Simone Spoladore) e uma drag-queen (Igor Cotrim).

Sucesso em festivais ao redor do mundo – já ganhou prêmios em Berlim e Sundance – e aclamado em Paulínia, o documentário "Lixo Extraordinário", uma coprodução entre Brasil e Reino Unido, mostra o trabalho do artista Vik Muniz com catadores do aterro Jardim Gramacho, no Rio. A edificante história de transformação social vem arrebatando plateias e aqui, não deve ser diferente. A direção é de uma trinca de diretores, entre eles João Jardim, de "Pro Dia Nascer Feliz" e do inédito "Amor?".

Exibido em Brasília no ano passado, "Filhos de João, Admirável Mundo Novo" retrata a trajetória dos Novos Baianos, do final dos anos 1960 ao rompimento na década seguinte, após o sonho hippie. Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor, Luís Galvão e Baby Consuelo – ausência lamentável no filme – formavam o núcleo do grupo, que aumentou de tamanho quando todos se mudaram para viver em comunidade, num sítio carioca. A influência de João Gilberto, as drogas, a música, a vida em grupo e os conflitos estão lá em boa parte, através de histórias deliciosas. A direção de Henrique Dantas é um pouco ingênua e reverente, mas "Filhos de João" é essencial para fãs de música brasileira.

"Ex Isto", de Cao Guimarães, foi um dos longas mais elogiados na última edição do Festival de Gramado, onde participou fora de competição. João Miguel ("Estômago") interpreta o filósofo René Descartes, numa ficcional viagem ao Brasil, junto com Mauricio de Nassau. Inspirado no livro "Catatau", do poeta Paulo Lemisnki.

Já o documentário "Diário de uma Busca", de Flávia Castro, recebeu o prêmio da crítica por mostrar um mergulho da diretora na memória do pai, ex-militante político, com um morte misteriosa na década de 1980. O filme também foi premiado no Rio.

Por fim, "A Última Estrada da Praia" destacou-se na mostra gaúcha do festival. O roadmovie acompanha três amigos pelas praias intermináveis do litoral, até que eles encontram um calado quarto elemento. Longa de estreia do premiado curta-metragista Fabiano de Souza, com trilha sonora de Arthur de Faria.

Serviço - Seleção brasileira na 34ª Mostra de São Paulo

"Vips"
Direção de Toniko Mello, 91 minutos
Unibanco Arteplex 1, 27/10 (quarta), 21h30, sessão 502
Cine Tam 4, 28/10 (quinta), 19h00, sessão 675
Belas Artes 2, 29/10 (sexta), 14h00, sessão 777

"A Suprema Felicidade"
Direção de Arnaldo Jabor, 125 minutos
Cine Livraria Cultura 1, 26/10 (terça), 21h00, sessão 442

"Além da Estrada"
Direção de Charly Braun, 85 minutos
Unibanco Arteplex 1, 28/10 (quinta), 20h00, sessão 603
Cinemateca - Sala BNDES, 29/10 (sexta), 14h30, sessão 741
Cinemateca - Sala BNDES, 30/10 (sábado), 18h40, sessão 856

"Nana Caymmi - Rio Sonata"
Direção de Georges Gachot (Suíça), 84 minutos
Reserva Cultural 1, 27/10 (quarta), 21h00, sessão 554
Unibanco Arteplex 1, 28/10 (quinta), 18h20, sessão 602
Cinesesc, 30/10 (sábado), 13h30, sessão 885
Cinemark Cidade Jardim 5, 01/11 (segunda), 21h00, sessão 1100

"Boca do Lixo"
Direção de Flávio Frederico, 100 minutos
Unibanco Arteplex 1, 26/10 (terça), 22h10, sessão 401
Cinemateca - Sala BNDES, 30/10 (sábado), 14h30, sessão 854
Multiplex Marabá 2, 31/10 (domingo), 20h30, sessão 1016

"Elvis & Madona"
Direção de Marcelo Laffitte, 105 minutos
Cine Livraria Cultura 1, 29/10 (sexta), 22h30, sessão 754
Cinemateca - Sala BNDES, 30/10 (sábado), 20h30, sessão 857
Cinesesc, 31/10 (domingo), 19h10, sessão 993

"Lixo Extraordinário"
Direção de Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley (Brasil, Inglaterra), 99 minutos
Unibanco Arteplex 2, 23/10 (sábado), 19h00, sessão 115
Cine Livraria Cultura 1, 24/10 (domingo), 18h10, sessão 257
Unibanco Arteplex 1, 25/10 (segunda), 12h00, sessão 311

"Filhos de João, Admirável Mundo Novo"
Direção de Henrique Dantas, 75 minutos
Cinesesc, 28/10 (quinta), 19h50, sessão 660
Cinemateca - Sala BNDES, 29/10 (sexta), 16h20, sessão 742
Cinemateca - Sala Petrobras, 31/10 (domingo), 15h00, sessão 965

"Ex Isto"
Direção de Cao Guimarães, 86 minutos
Espaço Unibanco 3, 25/10 (segunda), 22h10, sessão 364
Unibanco Arteplex 4, 26/10 (terça), 15h40, sessão 413
Unibanco Arteplex 2, 28/10 (quinta), 13h30, sessão 605

"Diário de uma Busca"
Direção de Flávia Castro, 105 minutos
Unibanco Arteplex 1, 27/10 (quarta), 19h00, sessão 501
Unibanco Arteplex 6, 28/10 (quinta), 16h40, sessão 627
Unibanco Arteplex 5, 29/10 (sexta), 18h20, sessão 728

"A Última Estrada da Praia"
Direção de Fabiano de Souza, 93 minutos
Belas Artes 2, 23/10 (sábado), 20h00, sessão 184
Unibanco Arteplex 5, 25/10 (segunda), 18h00, sessão 333
Cinesesc, 28/10 (quinta), 13h30, sessão 657

Fonte: Último Segundo

Comentários

  1. Elvis & Madonna amado. É uma história curiosa, considerando os tempos, este estreante fita de Marcelo Laffitte poderia ser enquadrada mais como uma comédia romântica do que drama. Fiquei surpreso ao ver no elenco Simone Spoladore que está estrelando uma série altamente controversa chamada Magnífica 70, finalmente, voltar para o elenco deve dizer foram chave para o sucesso deste filme. Elvis & Madona é uma grata surpresa e faz jus aos prêmios que tem recebido. Conta uma boa história de amor possível (com seus percalços) e é ousado, abusado e angraçado. Não subestima a inteligência do espectador e muito menos provoca qualquer constrangimento sexo-sócio-cultural.

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