Sotaque mineiro


Os primeiros 19 capítulos de JK se passam em Minas Gerais, seja em Diamantina, Belo Horizonte ou Passa Quatro. Afinal de contas, Juscelino Kubitschek era mineiro. Mas nem todos os atores do elenco são. Wagner Moura, por exemplo, faz o papel do ex-presidente, mas é baiano. Daí, todo mundo ficou com aquela dúvida: imitar ou não imitar o sotaque mineiro na hora de interpretar? Eis a questão.

Enquanto se preparavam para gravar sua primeira cena, em Tiradentes (MG), Wagner Moura e sua colega de elenco Juliana Mesquita, que faz a Naná, irmã de Juscelino, tentaram chegar a um consenso sobre o assunto. Nós tivemos aquela aula de prosódia, para aprender as expressões mineiras e o jeito de falar do povo. Mas não sei se vai ficar bom eu imitar sotaque mineiro. Eu posso achar que está perfeito e, na verdade, não estar, dizia Juliana, paulista e preocupada.

Wagner deu sua opinião:

Acho que a gente não precisa falar igual a mineiro. Pode parecer forçado. Se a gente disser o texto do jeito que ele está escrito, já deve bastar. E depois, a caracterização, os objetos, os cenários e figurinos de época já são o suficiente para situar o espectador no tempo e no espaço. Não precisa do sotaque.

Ó, dúvida cruel!

Mais tarde, a atriz Keli de Freitas puxou a conversa novamente. Ela é de Minas, mas nem conhecia o estado: Eu nasci em Três Corações, no interior de Minas, mas eu era ainda muito pequena quando saí de lá. E nunca mais voltei. Eu leio o texto da minha personagem (Maria das Dores, prima de JK), vejo aquele monte de uai e fico me perguntando como é que vou fazer para dizer aquilo com naturalidade.

A recomendação de Wagner era: Fale normalmente, só tome cuidado com o S, porque ficaria muito estranho uma mineira falando como carioca. E, no final das contas, o caminho escolhido pela direção da minissérie foi mesmo esse: falar naturalmente, sem a obrigação de imitar o sotaque mineiro, mas tomando o cuidado de disfarçar o sotaque do local de origem do ator.

Fonte:site da minissérie

Comentários

Postagens mais visitadas